Keanur por Messenger

VOLVO QUER EVITAR A PERDA DE VIDAS NOS SEUS AUTOMÓVEIS

A Volvo está a trabalhar para que no futuro próximo não haja mortos ou feridos graves a bordo dos seus automóveis novos.

A primeira medida da “Visão 2020” é a redução da velocidade máxima dos seus modelos para 180 km/h. A limitação de velocidade será complementada com a introdução de uma nova chave denominada CARE KEY, que dá a possibilidade de definirmos um limite de velocidade para nós, bem como para outros a quem emprestemos o carro.

A Volvo irá também actuar na monitorização do condutor. Para o efeito, vai instalar um sistema capaz de avaliar o desempenho do condutor enquanto conduz. Essa monitorização será feita através de câmaras e sensores instalados no habitáculo capazes de detectar elevados níveis de intoxicação, cansaço ou distracção, que levarão o sistema a intervir automaticamente caso o condutor não responda aos vários alertas. Em casos mais graves, o carro poderá mesmo assumir o controlo da condução, travando e estacionando de forma autónoma.

A Volvo quer que todos os carros sejam mais seguros, e não apenas os seus, e lançou a iniciativa E. V. A. (Equal Vehicles for All). Com esse objectivo, vai partilhar com a restante indústria automóvel a informação recolhida ao longo de 40 anos das suas pesquisas sobre segurança rodoviária – os dados estão disponíveis num directório central digital - de modo a que as outras marcas possam melhorar os seus automóveis tornando-os mais seguros.