5 ERROS QUE NÃO DEVE FAZER AO USAR O AR CONDICIONADO

No verão, é importante não subestimar os efeitos do calor na condução. Segundo os especialistas, uma temperatura interior de 35º graus faz com que o condutor reaja cerca de 20% mais lentamente do que outro que circule a 25º graus. O efeito é semelhante ao de conduzir sob uma taxa de alcoolemia a rondar os 0,5g/l. Portanto, é importante manter o habitáculo bem fresco e ventilado. Há certos erros que se cometem quando se utiliza o ar condicionado. Saiba como evitar os cinco mais comuns:

1) Colocar o ar condicionado no máximo assim que se entra no carro: no verão, o interior de um automóvel estacionado ao sol pode chegar aos 60 graus centígrados. Em aproximadamente meia hora é possível reduzir a temperatura em 25 graus se se seguirem alguns passos. Um dos erros mais frequentes é o de ligar o ar condicionado no máximo. Abrir as portas e as janelas e ventilar o habitáculo durante um minuto sem ligar o ar condicionado é a primeira recomendação. Com este gesto simples, consegue-se baixar de forma natural a temperatura interior. Depois de ventilado, já pode entrar, fechar as portas e as janelas e ligar a climatização.

2) Manter activado o comando da recirculação do ar: este é outro dos erros clássicos já que ao mantê-lo accionado favorece o embaciamento dos vidros. Portanto, aconselha-se a que se conduza com a opção Auto seleccionada.

3) Não ligar o ar condicionado porque a manhã está fresca: dependendo da zona da Europa onde nos encontremos, algumas manhãs de verão podem ser frescas. Apesar disso, aconselha-se a ligar o ar condicionado do automóvel, nem que seja com uma temperatura mais elevada para se evitar que os vidros embaciem quando a temperatura exterior subir ligeiramente.

4) Direccionar incorrectamente as saídas de ar: “aumenta o ar condicionado, que não sinto o fresco”, é uma frase muito ouvida nos automóveis durante o verão. Na maior parte das vezes não é uma questão de temperatura, mas sim de direccionamento da circulação do ar condicionado no habitáculo. Para se conseguir uma repartição adequada do ar, os difusores têm que estar direccionados para cima, não para a cara. Com este gesto simples consegue-se que o ar condicionado se espalhe por todo o automóvel e chegue a todos os passageiros num processo uniforme.

5) Esquecer a manutenção: como no caso do óleo, dos pneus ou do líquido de travões, o sistema de climatização dos automóveis também precisa de manutenção específica. Recomenda-se mudar os filtros a cada 15.000 ou 20.000 quilómetros, porque assim não se perde consistência no fluxo de ar nem força de saída nas grelhas de ventilação.