PENSE BEM ANTES DE COMPRAR CARRO

Antes de avançar para a compra de um automóvel usado, pense bem no tipo de veículo de que necessita. O dinheiro está caro, pelo que importa fazer uma escolha acertada e consciente. 

Tipo de viatura a comprar - Precisa de um carro apenas para a cidade, ou com uma vertente familiar e com ampla bagageira. Opte sempre pelo carro que se adapte melhor às suas necessidades.

Orçamento disponível - O orçamento condiciona a compra, mas pode encontrar o mesmo tipo de carro com maior ou menor antiguidade e quilometragem. Deve igualmente ter em conta os custos de manutenção da viatura, porque para a preservar será sempre necessário efectuar uma manutenção adequada.

Modos de pagamento - Pagamento a pronto ou pagamento a crédito. O pagamento a crédito facilita a compra no imediato, mas é, normalmente, mais penalizador para a carteira.

Método de escolha - A oferta de carros usados é muito grande, pelo que a procura deve ser feita de forma organizada e estruturada. Só assim consegue encontrar o automóvel que deseja sem perder muito tempo. Trabalhar com um profissional é a melhor opção.

Ter noção do valor da viatura - Evite carros com preço elevado, e desconfie sempre de viaturas muito baratas, pois podem ocultar defeitos ou a necessidade de reparações urgentes. Nos carros novos, os preços são públicos por recomendação da marca, no caso dos usados, não existe um método consensual de valorização do carro. O preço de um usado depende da aparência, da mecânica, da quilometragem, e está sujeito à lei da oferta e da procura.

Orçamentar todos os custos - Além do valor do carro, é necessário ter em conta outros custos, nomeadamente o registo da viatura, as revisões e inspecções periódicas.