CUIDADOS A TER ANTES DE FAZER UMA VIAGEM GRANDE

Antes de fazer uma grande viagem de automóvel, deve ter alguns cuidados com o seu carro. Deixamos alguns conselhos para que não tenha surpresas desagradáveis durante a viagem:

1. Verifique os documentos do carro

Antes de fazer uma viagem de carro verifique que tem os documentos necessários e actualizados (carta de condução, seguros, documentos de identificação). É importante que haja outra pessoa com os documentos em dia. Se vai viajar para outro país, verifique se o seguro cobre incidentes fora de Portugal, e se tem assistência de viagem no percurso que vai fazer.

2. Verifique o anticongelante

É importante ver se o carro tem a mistura correta de água e anticongelante. Este líquido mantém a temperatura ideal para o motor trabalhar.

3. Verifique os pneus

Avalie o estado dos pneus. Se estiverem muito gastos deve proceder à sua substituição.

4. Veja o nível de óleo

Verifique o nível do óleo do motor. Por uma questão de precaução, deve levar uma pequena embalagem na viagem, para o caso de precisar de mudar.

5. Testar todas as luzes

Verifique o estado das luzes, especialmente daquelas que utiliza menos, caso dos faróis de nevoeiro.

6. Compre um mapa e teste o GPS

Organize a sua viagem, pesquise qual o melhor percurso, programe antecipadamente as paragens, refeições, etc. Se vai para destinos que desconhece deve ter um mapa e a certeza de que o sistema GPS está a funcionar.

7. Não exagere na bagagem

Peso a mais no carro vai fazer com que gaste mais combustível. Retire da bagageira tudo aquilo que não precisa.

8. Condução segura

Pratique sempre uma condução segura e faça paragens regulares para descansar. Esteja atento a todos os sinais de cansaço para que a viagem decorra sem percalços.

9. Precauções necessárias

Descanse bem antes da viagem. Evite refeições pesadas, pois poderão provocar sonolência, e não beba bebidas alcoólicas.

10. Cuidados com as crianças

Caso transporte crianças, garanta que possui os sistemas de retenção e transporte adequados. A segurança rodoviária infantil deverá ser sempre uma preocupação primordial em viagem