FLOW.ME O CARRO DRONE PORTUGUÊS

O Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), sediado em Matosinhos, deu a conhecer o projecto Flow.me, um carro-drone que pode circular em estrada ou libertar-se do sistema de locomoção e acoplar-se a um drone semelhante a um helicóptero, circulando pelo ar.
Os primeiros testes em ambiente controlado começarão em meados do próximo. O lançamento está previsto para 2022.
Este ambicioso projecto encerra um período de trabalho de ...10 anos. O Flow.me é composto por 3 módulos principais: um habitáculo, com aproximadamente de 3 metros, onde são transportados 4 passageiros e bagagem até 500 kg, um sistema de locomoção rodoviário, com autonomia para 200 km de carregamento por indução e conecção directa, e um drone, com cerca de 6 metros.
“Sempre que pensamos num carro, imaginamos um veículo único, que incorpora um habitáculo e um conjunto de sistemas – motor, eixos, rodas – que permitem ao veículo deslocar-se pela estrada. O que fizemos foi desconstruir este conceito, distinguindo e separando o habitáculo do sistema de locomoção. Desta forma, podemos ter vários sistemas de locomoção, adaptados aos diferentes meios, e que podem ser utilizados em estrada ou pelo ar”, explicou um dos responsáveis o CEiiA.
O Flow.me enquadra-se na mobilidade do futuro, dando a origem a conceitos com o “sharing” e “on demand” nas grandes cidades.