OS CARROS FABRICADOS EM PORTUGAL

OS CARROS FABRICADOS EM PORTUGAL

A produção automóvel em Portugal não se limita à AutoEuropa. Há outras marcas envolvidas no sector. Segundo dados da ACAP, a in...dústria automóvel nacional envolve 30 mil empresas, representa um volume de negócios anual de 24 mil milhões de euros e emprega directamente 124 mil trabalhadores. Se ao fabrico de veículos juntarmos o dos componentes, o sector automóvel é líder nacional em exportações, contribuindo positivamente para a balança de pagamentos.

AutoEuropa
Quando se fala em produção automóvel em Portugal, a referência é a AutoEuropa. A fábrica do Grupo Volkswagen é dos maiores empregadores e exportadores nacionais, com um impacto de cerca de 4% nas exportações. Dos 99.200 veículos ligeiros de passageiros produzidos em Portugal, 85.126 saíram da fábrica de Palmela, divididos entre os monovolumes Volkswagen Sharan e Seat Alhambra.
Com estes dois modelos em fim de vida, a AutoEuropa está começou a produzir o Volkswagen T-Roc, um SUV compacto, que deverá representar mais de 40% da produção da fábrica este ano.

PSA
Outras boas notícias vêm do grupo PSA (Peugeot Citroën). O grupo francês vai substituir em 2019 os atuais Citroën Berlingo e Peugeot Partner por um novo comercial ligeiro. Para o efeito, serão investidos na fábrica de Mangualde 48 milhões de euros, com o objectivo de produzir 75.000 veículos anuais.

Toyota Ovar
Para completar o leque de fabricantes automóveis há ainda a Toyota que, em Ovar, produziu 1823 comerciais ligeiros (Toyota Dyna) e um número não divulgado do grande SUV Land Cruiser série 70 (para exportação).

Mitsubishi
A fábrica do Tramagal da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation, integrada na rede global da Daimler Trucks, prevê um aumento até às 15.000 unidades/ano.

Componentes
A indústria automóvel em Portugal não se resume ao fabrico e montagem de veículos. Um subsector de elevada importância é o da produção de componentes, que envolve cerca de 200 empresas e 42.000 postos de trabalho.
As principais fábricas são a Continental (pneus), a Delphi (componentes para automóveis), a Faurecia (componentes), a Renault Cacia (caixas de velocidades e bombas de óleo para veículos Renault) e a Bosch (componentes electrónicos).